quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Prova de Português

07. REDAÇÃO:


Cecília Meirelles (1901-1964) a primeira grande escritora da literatura brasileira e a primeira voz feminina de nossa poesia moderna, descreveu em versos a paisagem de um rio. Leia e veja a linguagem simples e expressiva desses versos.





Rio na sombra




Som. O frio


Frio. Bom.


Rio do longo rio.


Sombrio. Tão longe,


Tão bom,


Tão frio,


O longo som o claro som


Do rio. Do rio.


Frio. Sombrio.


(Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1995)



Agora descreva, utilizando prosa ou poesia, a paisagem de um elemento da natureza: floresta, montanha, lago, mar,...


Lembre-se que a descrição é o retato escrito de uma pessoa, de um lugar, um ser ou um objeto. É necessário que as características próprias do que é descrito sejam apresentadas em detalhes.


Após escrever seu texto, que deverá ter, no mínimo, 8 linhas, dê um título a ele.









Verde


A grama fria após a chuva


Pondo-se a deitar toda nua


Sobre aquele verde frio


Onde um leve sorriso flutuava.

Corpo molhado sujo de lama


Ela fez o que mais ama


E pensava em nunca sair


Daquela grama, daquele verde.




Toda vez que eu faço uma prova de português vem aquela pequena insegurança, pois penso que nunca sei a matéria. Mas quando me veio a nota e o elogio da professora sobre a minha poesia, tudo fico bem mais belo!!

Para ser sincero a minha grande inspiradora é a Thais Favoretto, ela sabe disso, depois vem a Sourane, minha professora de Português e Literatura. Nossa, por mais que as vezes eu não consiga absorver nada do que ela fala, acho maravilho o amor com que ela fala!! A Favoretto com seus textos únicos, lindos, os quais me perco e me apaixono! Amo demais tudo isso!!

Agora é esperar o Casmurro do Dom vir!!! =)

Nenhum comentário: